segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

POSCOMP: vai encarar?

O POSCOMP é um exame nacional organizado pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) cujo objetivo é avaliar o conhecimento dos candidatos para Universidades e outras instituições que possuem programas de pós-graduação em computação no Brasil. Se você deseja entrar para um Mestrado, é por essa prova que você deve começar!

Ele é realizado em todas as regiões do país, evitando que o candidato precise se deslocar até a sede de cada Universidade em que estiver pleiteando a vaga.

Diferente do exame do Vestibular que direciona o resultado da prova para alguma instituição, o exame do POSCOMP abrange todas as instituições a ele vinculadas, de forma que o candidato possa tentar uma vaga em cada instituição.

Cada instituição vinculada ao POSCOMP possui liberdade para avaliar o resultado do exame da forma que melhor lhe convier, podendo usar parte da prova ou até atribuir diferentes pesos às questões ou temas. De maneira geral, boa parte das Universidades públicas do país (veja a lista completa aqui) exige que o candidato tenha atingido uma nota maior do que a média nacional para aquele ano, mas este não é o único critério de aceite. A boa e velha indicação ainda pode fazer parte do processo seletivo, portanto envolva-se com a comunidade acadêmica que você quer trabalhar.

O resultado do POSCOMP é usado também por algumas Universidades como critério de avaliação para a alocação das bolsas de estudos, como por exemplo a UFRGS que distribui as bolsas de acordo com a nota da prova.

A prova avalia três grandes áreas: matemática, tecnologia da computação e fundamentos da computação, divididas em 70 questões de múltipla escolha. Ela é considerada uma prova bastante extensa e muito abrangente, pelo fato de abordar assuntos aprendidos em qualquer etapa do curso de graduação. Por este motivo sua média atinge algo em torno de 30% de acertos.

POSCOMP 2010

A prova em 2010 foi elaborada, distribuída e corrigida pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). As 70 questões foram divididas em: 20 de matemática, 30 de fundamentos da computação e 20 de tecnologia da computação. O resultado desta prova tem validade para os Mestrados que iniciam em 2011 e, em algumas Universidades, para os Mestrados que iniciam em 2012.

O download da prova e do gabarito podem ser obtidos no site da UEL ou através deste link.

Se você tem interesse em fazer a prova em 2011, a dica é estudar o conteúdo através das questões das provas anteriores, isso ajudará a relembrar matérias que você viu na sua graduação. Outra dica é conferir qual a Universidade que estará elaborando a prova, assim você pode direcionar seus estudos aos assuntos mais abordados por aquela Universidade.

E ai, vai encarar?

Links relacionados:

12 comentários:

  1. Muito bom post, de fato a maior dificuldade é relembrar muitas vezes aquilo que se aprende logo nos primeiros semestres, outra coisa que se pode observar e preocupa é as seguintes dúvidas: 1. E se o seu curso não englobou todos assuntos de uma prova dessas? 2. Se englobou de maneira superficial muitos temas?

    Ai se pesa o real valor do seu ensino.

    Ou se mede a capacidade de sobresair pelo trivial lhe ensinado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Por exemplo, é muito complicado para a galera dos cursos superiores tecnológicos (que são mais específicos e de período menor), há uma imensa desvantagem por não se abranger tanto conhecimento variado. Essa turma tem que ralar ao cubo para se dar bem nessa prova.

      Excluir
  2. É uma pena que a FURB não tenha abordado o POSCOMP em momento algum durante o curso. Não consigo recordar de algum professor que tenha citado esse teste durante as aulas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriela,
    Parabéns pelo post!
    Estava procurando informações sobre o POSCOMP e seu post me ajudou já.
    Você sabe mais informações sobre a prova desse ano, ou quando sairão mais informações?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Nicolas,

    No site da SBC não há informações sobre a prova desse ano. Em 2010 o edital de abertura foi em agosto (e a prova foi aplicada em outubro), acredito que em 2011 não será diferente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Sobre o poscomp, é muuuito difícil. Tenha muitas coisas que são pedidas na prova que provavelmente você não viu na faculdade (isso depende de onde você estudou claro). Mas ainda assim não é impossível passar, já que tem que ficar "apenas" acima da média.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu vou encarar...
    A UFSC só admite mestrandos com POSCOMP e tem uma nota de corte que eu não sei bem como funciona e nem quero me informar.
    Vou apenas tirar o máximo que conseguir e torcer pra que tudo de certo...
    Com eu não fiz Ciências, vou ter que estudar um bocaaaado por conta.
    Vou ficar praticamente o ano todo estudando pra POSCOMP... tomara que eu me saia bem! :)

    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  7. Rá! Estava eu googleando para ver se já sairam informações sobre o poscomp 2011 e olha de quem é o blog que acho! :)

    Estou estudando para fazer a prova esse ano também. Se alguém estiver com dificuldade com os assuntos de matemática, sugiro o http://www.khanacademy.org/.

    Abraços e boa sorte :)

    ResponderExcluir
  8. Nesta página: http://banpos.seccperu.org/ pode praticar com examens POSCOMP de outros anos.

    Espero seja de utilidade. Até.

    ResponderExcluir
  9. Gabriela, muito interessante o texto sobre o POSCOMP, parabéns.

    Concordo com você sobre a forma de estudar, através das questões das provas anteriores.

    Por isso, comecei a disponibilizar em meu blog a resolução das questões do POSCOMP 2010.
    Ainda tenho poucas questões resolvidas (com referencial teórico e tudo mais), mas tenho certeza que com a ajuda de outros estudantes conseguirei disponibilizar mais resoluções.

    Convido a todos que entrem em http://lgsreal.wordpress.com para ver a resolução, e quem puder ajudar é muito bem vindo. Para isso podem enviar email para lgsreal@hotmail.com.

    Obrigado!

    Luiz Gustavo

    ResponderExcluir
  10. Ótimas informações,
    Alguém sabe qual será a data para 2012?
    meu e´mail é luis.isique<@>gmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Olá. Eu estou interessado em fazer a prova do POSCOMP nesse ano. Vocês sabem me informar se é possível levar a calculadora para a prova de matemática, ou se eles permitem apenas que levem caneta, lápis e borracha?

    Obrigado pela atenção.
    Anderson

    ResponderExcluir